sábado, 31 de outubro de 2009

Ninho

Me apaixonei por você no primeiro instante me que te vi.
Foi amor à primeira vista!
Foi lindo demais todas as percepções ao longo de simples 48 horas.
Nunca lhe esquecerei.
Ficará marcado eternamente o modo como chegou, a forma como se aproximou, a candura com que se aninhou e, a ternura com que se fez notar e notou que me preocupava com você.
Acreditei na natureza!
Achei que deveria esperar por seus pais. Quando iria saber que no reencontro te matariam?
Antes, procurei ajuda. Não entendi a lógica.
Leva no seu coração o carinho que semeou no meu.
Que os ranchos lhe recebam e ofereçam oportunidades de um novo ninho. E que ele chegue logo e que dele você não se aparte.


Fica com meu beijo e meu amor!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Bom Bueiro


Qui, 10/Set/2009 09:29 Meio ambiente urbano

Originalmente publicado no Portal do Meio Ambiente (http://www.portaldomeioambiente.org.br/)
REBIA

Foto
Célia Regina Russo

Hoje, 08/09/09, após chuva torrencial, São Paulo contabilizou os resultados, e, em muitas localidades, ainda se buscam soluções para casas desoladas, desabamentos, pessoas desaparecidas.
Em meio a inúmeras ocorrências, estão as enchentes, como causadoras primordiais de todos os danos.
Assim, na interligação dos bairros Aclimação, Vila Mariana e Vila Monumento, exatamente na Avenida Lins de Vasconcelos, altura do número 1243, um bueiro repleto de tudo, inclusive, água.
Seu principal motivo de existir pela captação pluvial!
Acompanhando um morador que transitava pelo local, passamos a desobstruir a passagem da água, e, pasmos, encontramos de tudo.
Um gorro de lã, meias, sacos plásticos de açúcar refinado, sacolas plásticas de supermercados, e muito, mas muitos papéis higiênicos, junto às folhas de árvores postas para a urbanização, se juntavam aos rejeitos lançados no asfalto.
Criticar a varrição e coleta pública parece um bom caminho. Relembrar a legislação que trata do recolhimento de recipientes plásticos por seus fabricantes, também vem em boa hora. Porém, e acima de tudo, é necessário lembrar à população que o lixo tem lugar certo e o passeio público não foi feito com este fim. Muito menos um bueiro, captador de águas pluviais.
Aliás, ele é o melhor exemplo que trata o nome ecossistema urbano. Nele, se reinventaram os caminhos das águas, entre muitos outros trajetos dos recursos naturais. A pretensão, sempre foi afastar as doenças e seus causadores do contato com as pessoas viventes em áreas urbanas.
O verão mais uma vez vem chegando, e com ele, as chuvas tropicais. Será que veremos cenas como estas mais uma vez? Sei que é caso afirmativo e penso que isto será o mínimo, pois o acúmulo dos descartes promete cenas bem mais dramáticas.
Que pena!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Flona e o Passaporte: Para que serve uma unidade de conservação?

Ano VIII – Edição 96 - Agosto de 2009


A visitação está suspensa na Floresta Nacional de Ipanema, de 1º. de setembro a 15 de outubro. Nesses 45 dias, serão definidos um Plano de Circulação, incluindo áreas de estacionamento; um Plano de Sinalização, com a instalação de placas indicativas e de identidade visual do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio; demarcação e abertura de duas novas trilhas ecológicas e preparação dos editais para a concessão de serviços de alimentação e hospedagem.
Segundo o chefe Alexandre Zananiri Cordeiro, “a suspensão da visitação é uma medida necessária para a implementação do processo de revitalização da Floresta Nacional de Ipanema, iniciado neste ano. Nesse período de 45 dias, a unidade passará por obras que garantirão maior conforto e segurança aos visitantes, com a organização dos espaços públicos, administrativos e de habitação funcional. O processo de revitalização tem ações de curto, médio e longo prazo, visando dar visibilidade à Floresta Nacional de Ipanema e a criação de infraestruturas, para que ela se torne um dos principais atrativos turísticos do país”.
Incluída nos roteiros turísticos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que será realizada no Brasil, pelo Ministério do Turismo, a Floresta Nacional de Ipanema está organizando o processo de revitalização em três eixos. “Estamos implantando a Academia Nacional de Biodiversidade, como o primeiro eixo deste processo”, informa Alexandre Zananiri Cordeiro. “Passamos, agora, a criar infraestruturas e serviços para o Uso Público, que incluirão também programações para as comemorações dos 18 anos de criação da Floresta Nacional de Ipanema e do bicentenário de criação da Real Fábrica de Ferro de Ipanema. E estamos fazendo o inventário florestal para realizar um dos objetivos desta unidade, como terceiro eixo, que é a recuperação de áreas degradadas e a produção de mudas de espécies nativas, com a identificação de matrizes, coleta de sementes e a ampliação do Viveiro”.


terça-feira, 11 de agosto de 2009

sábado, 11 de julho de 2009

Hora de elevarmos politicamente a nossa consciência...

Acesse
http://marinasilvapresidente.ning.com/
e participe!

Este é um movimento apartidário e não-institucional para que Marina Silva seja Presidente do Brasil. Identificamos em Marina uma forte liderança política e ambientalista com capacidade para assumir a Presidência da Republica.Apostamos na candidatura dessa mulher, brasileira e planetária, com potencial político e pedagógico para expressar a emergente – e emergencial – transição para a Democracia com Sustentabilidade. Marina tem força para concretizar as mudanças e transformações fundamentais que poucas lideranças políticas, hoje, teriam a capacidade de acessar para tornar realidade.A candidatura de Marina tem potencial para educar a sociedade brasileira para encontrarmos novos caminhos políticos diferentes das arriscadas ofertas dos partidos para a sucessão presidencial. Juntos poderemos construir sociedades sustentáveis em suas dimensões social, econômica, ambiental, política, ética.Este movimento é uma expressão da força inovadora das redes sociais, que buscam um modo diferente de construir legitimidade política, voltada para outras dinâmicas e anseios societários, sem se preocupar, no momento com restrições partidárias.Este é também um esforço coletivo para que Marina Silva se sensibilize com esta proposta. Quanto maior o apoio de convencimento, maior a chance de Marina aceitar assumir a força de sua liderança.LEMBRETE: esta é uma iniciativa de cidadania ambiental e ética, formada por sujeitos históricos e ecológicos e ainda não possui vínculo com a própria Marina Silva. Seja co-responsável pela Democracia com Sustentabilidade.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mensagem ao Novo Milênio

Ricardo Oliveira - 1999

Que a PRESENÇA
Se revele através do CONHECIMENTO
E assim, percebamos em todos, a VIDA...

Que a ARTE se manifeste
Desvelando a ALMA,
Na sua dimensão INFINITA...

Que o PODER se transforme
Em instrumento de JUSTIÇA
E faça do VERBO, realizações...

Que a NATUREZA
Que se manifesta, às vezes, em DOR,
Permita TRANSCENDER...

Que o AMOR
realize a HARMONIA em todas as relações...
E, que tudo isso seja VERDADE.

sábado, 4 de julho de 2009

quarta-feira, 24 de junho de 2009

..::Partido Verde::..TV do PV

..::Partido Verde::..

Diálogo e Identidade








Como professora da Universidade do Grande ABC - UniABC, iniciei os trabalhos em Educação Ambiental e meio ambiente em 1999 no Curso de Ciências Biológicas. Em seguida, foram envolvidos nestas dinâmicas o Curso de Turismo até o ano de 2002.
A partir de então, novas turmas, novos cursos, novas grades curriculares, porém, o recurso de viagens aula com os alunos de graduação iniciado com as turmas de Turismo e, Ciências Biológicas, passou a ser uma estratégia pedagógica também para Gestão Ambiental incluindo viagens técnicas nos planos de cursos por perceber a necessidade do aprendizado e vivências da realidade em Unidades de Conservação, e a aplicação de temas como Convenções da Biodiversidade, de RAMSAR, das Mudanças de Clima, REVIZEE, efeito de borda entre muitos outros assuntos e documentos gerados pela Conferência Rio 92 e depois dela.
Nestes termos, o recurso das viagens aula em parceria com o IBAMA e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade na Floresta Nacional de Ipanema trouxeram, desde a primeira hora, vantagens educacionais nas quais o progresso relacional e na assimilação de conceitos se fizeram pela interdisciplinaridade.
Hoje, 2009, concluí minhas funções na UniABC com a certeza de ter cumprido meu dever e ali ter consolidado a área de meio ambiente. Meu último ato como docente foi trazer a proposta de convênio formal com a BR+10 - Gestão de Embalagens Pós-consumo, através do querido Leandro Henrique.
A gente se vê por aí!

domingo, 14 de junho de 2009

Do grupo de 22, 23 e 24/05/2009

Mata atlântica - Morro Araçoiaba ao fundo, bosques de Ipês, Jatobás, Pau-Brasil, Açoita cavalo ao lado e ao redor

Na trilha para a Gruta do Monge
No monumento a Varnhagen

Na trilha da Lagoa do Cobra


Na sala 2



No prédio da administração

Das paisagens nas lentes do Divaldo - do alto do Monumento ao Visconde de Porto Seguro - Francisco Adolfo de Varnhagen

Ao fundo, a serra de São Francisco e a Cidade de Sorocaba

De perto, o efeito de borda. Da cidade emanam os elementos mais difíceis tais como calor, aromas, poluição, e luz, muita luz .... o que confunde os ciclos circadianos nos gradientes de iluminação e produção de hormônios vegetais.

Da esquerda para a direita: o prédio da administração, os alojamentos. O bosque remanescente de mata atlântica secundária, o manejo ex situ de Pau-Brasil Ipê Amarelo, Jatobá entre outros.
Em frente, plantação de Pinus sp, o linhão de luz e as áreas do MST, Área 2, Assentamento Ipanema.

Márcio e Fernanda

Certas pessoas parecem feitas umas para as outras. Nesse exato caso, essa frase se aplica com extrema adequação.
Fernanda, não tenho palavras para agradecer tudo que recebo de você. Nada no mundo substitui uma amizade tão fraterna e honesta como a sua.
E Marcinho, obrigada por tudo. Saiba que a amizade que sinto e desfruto, em momento algum pode ser comparada a nada do que já vivi.

Mais importante que ter ou ser, é receber na exata medida em que se deseja sem pedir ou prescindir. Meu coração é de vocês!

Gustavo do Nascimento Silva


Bonito, simplesmente lindo. Gustavo, tua beleza resplandece em teu semblante e sorriso. Obrigada pela amizade, é recíproca!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dos frutos da Flona

Água cristalina - o principal serviço ambiental da unidade

Cogumelos reprocessam a matéria orgânica fortalecendo os estoques de nutrientes do solo
em meio à serrapilheira
Samambaias. Espécies de regeneração secundária na mata em sucessão.

Muitas, mas muitas flores ... maio é o mês da polinização na FLONA .... daí tantas borboletas

Paineira. Sem folhas mas repleta de frutos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

100% Brasil

Biologia 2009.1

Aline dos Santos Dias
e
Divaldo Aparecido Leme
(Biólogo formado pela UniABC em 2008.2)

Do dia de trabalho:começo ao fim muito envolvimento

Tudo deu certo!
Sábado 23/05
23h30 min - Sala 2 - Prédio da Administração
14 horas de trabalho
Os bons filhos à casa sempre tornam. Kelly e Kinho . Integrantes da terceira visita em 2002.1, retornaram em 2003.1, e nesta, após 8 anos de desenvolvimento do projeto, deram o prazer e a felicidade de suas companhias. Obrigada a ambos!

Sandra Regina Tarcitano
Grande palestra - Responsabilidade Socioambiental
Sábado 23/05/2009
16h00

No interior da Casa Sede - Sábado 12h00

Ao lado da Casa da Guarda
No Centro de Visitantes - pagamentos gerais
Fernando Komida, Jackson Campolin, João Hum - Os Tupiniquins
e Alberto.

No edifício dos alojamentos,
acompanhada dos amigos Dr. Alexandre Cordeiro - Chefe da Floresta Nacional de Ipanema
e
Sylvia Amélia, Agente Ambiental que desde a primeira hora nos recebe na FLONA de Ipanema
Sábado 23/05/2009
9h30min

Janette Gutierre - O caráter de uma grande mulher!

Querida Janette
Talvez você demore um pouco a ver esta mensagem e imagem, mas, seja o tempo amigo e senhor da razão, ele há de lhe convencer que sua força se traduz na força e no empenho de muitos.
Se não fosse você, eu provavelmente não teria o mesmo entusiasmo para nutrir tantas utopias. São imensos os esforços que devem ser feitos para manter acesa a chama do trabalho em meio ambiente.
Se não fosse o "seu socioambiental" e suas leituras de Rodolfo e Fabio Konder Comparato, muitos já teriam encerrado expediente!
Tenho muito a lhe agradecer, e, nesta foto, minha emoção não foi pouca ao ouvir de viva voz que nosso trabalho e nossos grupos de alunos são bem vindos.


Fazer parte do calendário da FLONA de Ipanema, é um prestígio que, em muito, devo a você.
Obrigada querida amiga! Obrigada por ser a irmã que nunca tive. Que Deus te abençoe sempre !

terça-feira, 9 de junho de 2009

Amigo

Ao visitar este blog, não esqueça de assitir aos 4 filmes (por Ivan Gomes Cortez, 2 Minutos Criativos, Playing for Change - Stand by Me, Lenhador Moderno), 2 poemas (Melissa de Cássia e Marina Godoy) e dúzias de fotos.
Todo material foi cedido por amigos e alunos que participaram dos projetos para a FLONA de Ipanema.
Quando não, as menções estão feitas, e, quanto às autorias, também seguem nos padrões da ética e da boa conduta.
Abraços and "enjoy it"!

Para a Flona de Ipanema, De Marina Gabriella Godoy

À Flona, Fazenda de Ipanema
As minhas riquezas
são poucas,
Mas tudo o que tenho
É mais do que preciso
Meus sonhos
de agora
Não são compráveis
A Natureza de hoje
Não está
somente fora
Mas brotou em mim
O que preciso é muito pouco
Ou quase nada
Ao procurar uma razão
Na Flona de Ipanema
Achei várias
Do solo
A riqueza de poder
pisar no chão
Do vento
Uma brisa forte
que melhorou minha respiração
Da água
Uma fonte imensurável
de pureza e satisfação
Da Escuridão
Aprendi a encontrar um brilho próprio
Da luz
Um calor materno
Do povo
Uma simplicidade sabia
Do verde da mata
A calma imediata
Da fauna ingênua
O respeito
As várias formas de vida
Pois, todos somos manifestações
de um mesmo Deus
Da cidadania
Descobri o quanto o povo
foi e é sofrido
E o mais importante
Nesses meus instantes é
Conciliar:Amor,Educação e Carinho
Da morte
A amar e respeitar a vida
Ao olhar no espelho d'água
me encontrei,achei minha alma
ressurgida
Ao saber das lendas
Riquezas mais valiosas que o ouro
Flona de Ipanema
Se chorei ou sofri
Contigo, eu cresci
Ao sair de ti
Te deixei
Uma parte
de mim.
Marina Gabriella de O.Godoy

domingo, 7 de junho de 2009

Foto Mariana dos Santos Guttardi

Lagoa do Cobra - 13h45 min
31/05/2009 - 51/41 A dupla mais jovem do grupo. Cansaço? nem pensar!

Fotos 24/05/2009

Casa da Guarda - Tá lá na FLONA

Borboleta coruja na FLONA

Crotalus durissus terrificus na FLONA

Tatu Bola na FLONA

Tamanduá na FLONA
Macaco bugio na FLONA

Veado campeiro na FLONA
Capivaras na Flona

Na casa da guarda, a escadaria com degraus numerados e a partida de ferro identificada - ano de 1840 - sutentabilidade?

Os fornos que "torraram" a floresta atlântica desta região servem de exemplo, pois, transformar madeira de lei em carvão, é o fim mais pobre e triste que se pode dar a uma floresta ...

Após 8 anos com o projeto (Eco)Turismo e Educação Ambiental: Aprendendo a Aprender, a festa e todas as mãos partiram o bolo e, nele, todos os desejos!

Celine e Karina: monitoria como a de vocês não existirá mais. Obrigada por tudo!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

22, 23 e 24/05/2009 grupo bacana e belíssimas fotos de Wallace Mathias

No horizonte ... Sorocaba
Do Visconde de Porto Seguro - Francisco Adolfo de Varnhagen

As pirâmides Incas (Incas !?). Peabiru ...
Quase todos juntos ...

Sem palavras ... mas com muita atitude

A mesa do café da manhã

Na casa da guarda

A sensala - Casa Grande

A Represa de Hedberg

A casa sede e sua geometria planejada para meio ambiente

Torno mecânico - Fábrica de Armas Brancas