quarta-feira, 24 de junho de 2009
Diálogo e Identidade

Como professora da Universidade do Grande ABC - UniABC, iniciei os trabalhos em Educação Ambiental e meio ambiente em 1999 no Curso de Ciências Biológicas. Em seguida, foram envolvidos nestas dinâmicas o Curso de Turismo até o ano de 2002.
A partir de então, novas turmas, novos cursos, novas grades curriculares, porém, o recurso de viagens aula com os alunos de graduação iniciado com as turmas de Turismo e, Ciências Biológicas, passou a ser uma estratégia pedagógica também para Gestão Ambiental incluindo viagens técnicas nos planos de cursos por perceber a necessidade do aprendizado e vivências da realidade em Unidades de Conservação, e a aplicação de temas como Convenções da Biodiversidade, de RAMSAR, das Mudanças de Clima, REVIZEE, efeito de borda entre muitos outros assuntos e documentos gerados pela Conferência Rio 92 e depois dela.
Nestes termos, o recurso das viagens aula em parceria com o IBAMA e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade na Floresta Nacional de Ipanema trouxeram, desde a primeira hora, vantagens educacionais nas quais o progresso relacional e na assimilação de conceitos se fizeram pela interdisciplinaridade.
Hoje, 2009, concluí minhas funções na UniABC com a certeza de ter cumprido meu dever e ali ter consolidado a área de meio ambiente. Meu último ato como docente foi trazer a proposta de convênio formal com a BR+10 - Gestão de Embalagens Pós-consumo, através do querido Leandro Henrique.
A gente se vê por aí!
Assinar:
Comentários (Atom)

